sexta-feira, 9 de julho de 2010

Imprensa holandesa vê chance de 'vingança' histórica contra Espanha

Jornal critica rival de domingo por violar direitos dos animais e por tentar sabotar o euroA imprensa holandesa recorreu nesta sexta-feira ao "espírito de 1648", ano em que foi reconhecida a independência da Holanda em relação à Espanha, para comentar o confronto do país contra a Fúria na final da Copa do Mundo, neste domingo.
O jornal gratuito "De Pers" diz que "os sentimentos de ódio são bons para o espírito de luta". E afirmam que os espanhóis são "muito piores que os alemães", e os chama de "violadores dos direitos dos animais", em referência às touradas, e "sabotadores do euro", pela difícil situação econômica, de acordo com o portal de notícias "Radio Nederland".
"Fizemos em 1648, também podemos fazê-lo em 2010", diz o diário "NRC.Next", citando o reconhecimento da independência da Holanda no Tratado da Paz de Westfália, que pôs fim a 80 anos de guerra entre espanhóis e holandeses.
O jornal "AD Sportwereld" destaca que a Holanda terá no domingo a chance de "uma vingança tardia". Em artigo intitulado "Seis motivos pelos quais ganharemos da Espanha", o principal jornal esportivo holandês cita razões objetivas, como a sequência de vitórias da seleção do país (25 triunfos), e outras nem tanto, como "a presença de Nelson Mandela na partida" e "a conexão holandesa com o Barcelona".
Em outro artigo, intitulado "Sneijder, mais eficiente que Villa", o "AD Sportwereld" afirma que o meia-atacante holandês acertou 23% de seus chutes a gol, contra 19% do espanhol

Nenhum comentário: