A internet via rede elétrica ainda está longe da maioria dos brasileiros. Em São Paulo, primeira cidade em que a tecnologia BPL (broadband over power lines, em inglês) está disponível ao consumidor doméstico, apenas 300 endereços distribuídos nos bairros de Jardins, Moema e Pinheiros estão adequadamente equipados para usufruir da novidade. É pouco. Mas os benefícios para esses consumidores - e, eventualmente, os futuros - são evidentes.
Segundo a Intelig, distribuidora do serviço, o plano básico, com velocidade de 5 Mbps, custa 75 reais por mês. São 15 reais a menos do que os similares via cabo. A diferença é proporcional à capacidade de transmissão de dados. O pacote de 15 Mbps, por exemplo, limite da rede baseada em eletricidade, sai por 125 reais. Planos similares de operadoras a cabo variam entre 119 reais e 199 reais. A operadora aponta que os valores mais baixos são consequência do aproveitamento de uma rede já existente – mas não explorada – e incentivos para a propagação do modelo.
De acordo com Emerson Hioki, diretor de operações da AES Eletropaulo Telecom, parceira da Intelig no fornecimento do serviço a São Paulo, foram investidos 20 milhões na estrutura atual, baseada na transmissão de dados via fibra ótica. Ao chegar ao destino final, o sinal é convertido em pulso elétrico. “Para aumentar o número de consumidores beneficiados, é preciso expandir a infraestrutura a outras áreas. Isso dependerá da demanda do mercado”, garante Hioki. Sim, já há planos para levar a "web elétrica" a mais gente, mas a empresa guarda essa informação como um segredo.
Para que a transmissão via rede elétrica convencional, usando os velhos fios de postes, avance, também será necessário investimento. Nesse caso, será preciso investir em equipamentos como repetidores, que mantém o nível do sinal que viaja pela rede, garantindo que não haja perda de dados.
Contras - Apesar das vantagens, persistem problemas que podem prejudicar a experiência do consumidor final. Aparelhos eletrônicos podem causar interferência, levando à queda da velocidade na transmissão de dados. A melhor forma de evitar o problema consiste na instalação de filtros para as tomadas. Fora de casa, os postes estão expostos a diversos tipos de intempéries, incluindo o ruído proveniente dos transformadores, que devem ser contornadas para evitar o bloqueio do sinal.
Como funciona a internet pela rede elétrica
Um comentário:
Como faço para contratar um plano? Moro na capital de São Paulo, já muitos anos vinham estudando sobre isso, mas depois pararam. Acho que a última notícia que tive foi por intermédio de um amigo que fez SENAI comigo.
Um fato que vinha me intrigando era esse, porque roubaram todos os meus e-mails, dados pessoais, fotos de famílias, até modelos de documentos da "PGE"(Procuradoria Geral de São Paulo", foi meu último local de emprego.
Fui para fora de São Paulo, e assim que voltei, o ano passado, comecei a ser perseguido, a princípio achei que fosse "ransowares", mas depois de pesquisar mais a fundo, o FBI os chamam de "Predadoes on-line". Acabaram comigo, no lado psicológico, emocional, e físico também, porque eu fiquei tão apavorado no começo, pq até nas propagandas do "Youtube" eles alteração, transmissões de Tv, foi o que me despertou a pesquisar ainda mais, porque até ontem estavam mexendo nos meus arquivos, apagando conteúdos, se passaram como funcionários do "Google", depois "Microsoft", até pela Casa Civil, foi onde eu parei e pensei. Ou essas pessoas são loucas ou existe mesmo uma "Organização Criminosa" por trás disso tudo.
Eu só não fui na mídia por causa do alarde que causaria, e pelos meus pais que já são idosos. Possa ser que até algum deles esteja lendo isso agora, pois vou aproveitar e mandar um recado. Quanto a tudo que tiraram de mim, incluindo a saúde, noites perdidas, perda de amigos por não conseguir mais contato, será cobrado de vocês muito alem do que isso, não havendo necessidade de eu mover nem um dedo sequejjr. Eu tenho um poder muito alem do que vocês todos talvez achem que tem. Porque assim como meu Deus me enviou uma mensagem dizendo que arma nenhuma fabricada por homens irá me atingir, assim será, assim vai acontecer. Porque a minha fé é fixada na rocha, nenhum mal irá abalar minha amizade com Ele.
E quem ler e puder me ajudar aqui de alguma forma, eu agradeço. Pois, todos temos alguém ou mãe, pai, filhos que amamos, e assim como não desejo o mal pra ninguém, ninguém merece passar pelo que ainda estou passando.
É de uma covardia sem tamanho.
Que todos tenham um excelente dia!
Até mais,
Rômulo Costa
(romulocosta.jw@gmail.com; romulosoft11@outlook.com)
Fiquem com Deus!!!
Postar um comentário