Foi considerado um acerto, pela organização da sexta Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, a transferência do evento da pequena Porto de Galinhas, onde parte do festival se concentrava em um resort, para o centro histórico de Olinda, onde convidados e visitantes se cruzam por ruas históricas, em meio a casarios coloniais, ateliês e blocos carnavalescos. O público correspondeu: neste ano, de acordo com projeções da organização, o número de visitantes deve ser de 60.000 nos quatro dias de evento, que começou na sexta e termina nesta segunda. O volume, que superou a estimativa inicial de 50.000 pessoas e deve gerar uma movimentação financeira de 8 milhões de reais na cidade, é pelo menos o dobro do alcançado no ano passado, em Porto de Galinhas, e este ano em Paraty, durante a Flip. Por isso, Olinda volta a ser sede da festa em 2011.
“A ideia é permanecer na cidade, porque o casamento foi perfeito”, diz o curador Antônio Campos, que já tem definido o tema da sétima edição, Oriente e Ocidentes: Diálogos. “Vamos fazer um diálogo cultural com os blocos econômicos do Oriente, Rússia, Índia e China, e mostrar o que temos em comum com eles. Em Sobrados e Mucambos, Gilberto Freyre mostra que o Brasil até o século XVIII era próximo do oriente e que foi a partir do XIX que se voltou para o Ocidente.”
Para tomar parte dessa discussão, Campos convidou, entre outros, o anglo-indiano Salman Rushdie. O curador, porém, ainda não tem nenhuma presença confirmada. Além do diálogo entre Oriente e Ocidente, a próxima Fliporto falará da Holanda, já que em 2011 a expulsão dos holandeses do Brasil, e mais especificamente de Pernambuco, completa 350 anos. A Fliporto 2011 deve ocorrer em novembro e também pode contar, novamente, com a Feira do Livro de Pernambuco, cuja primeira edição está ocorrendo paralelamente à festa literária.
A edição 2010 do evento se encerra nesta segunda-feira, com uma apresentação reduzida deSimplesmente Eu, Clarice Lispector, peça em que a atriz Beth Goulart encarna a escritora. O espetáculo está marcado para as 20h.
Maria Carolina Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário