domingo, 5 de setembro de 2010

Sonhando com América, Palmeiras e Cruzeiro duelam no Pacaembu


Separados por somente quatro pontos, Alviverde e Raposa querem se aproximar do G-4 para conseguir vaga na Taça Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo e Belo Horizonte
montagem: Luiz Felipe Scolari e CucaFelipão e Cuca: sonho de disputar a Libertadores
(Foto: montagem sobre fotos / AE)
Separados por somente quatro pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Cruzeiro se enfrentam às 16h deste domingo, no Pacaembu, com o mesmo pensamento para o futuro. Ainda tentando alcançar o grupo dos quatro melhores e conquistarem uma regularidade na competição, paulistas e mineiros jogam pelo sonho de voltarem às disputas rodando a América.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, a partir das 16h. A TV Globo mostra o duelo entre as equipes de São Paulo e Belo Horizonte somente para o estado de Minas Gerais. O jogo também será transmitido pelo PFC, por meio do sistema pay-per-view.
Nesta temporada, o Palmeiras não participou da Taça Libertadores. Depois de dominar praticamente todo o Brasileiro do ano passado, o time caiu e fechou a competição na quinta posição, fora da disputa do torneio continental. No Palestra Itália ninguém esconde que esse é o principal objetivo da equipe, uma vez que o próprio técnico Luiz Felipe Scolari já disse que são poucas as chances do Alviverde de ser um candidato ao título - a equipe tem a nona posição, com 24 pontos.
Já o time das Minas Gerais está um pouco mais perto do seleto grupo que vai para a Libertadores da América - são apenas dois pontos de diferença para o Botafogo, quarto colocado. Eliminado da competição deste ano nas quartas de final pelo São Paulo, o time de Cuca ocupa a sexta posição no Campeonato Brasileiro e vem de uma vitória importante sobre o Flamengo. A Raposa quer fazer do Alviverde a sua próxima vítima. Jogando fora de casa, o Cruzeiro já conseguiu 12 pontos de 18 possíveis e tenta agora beliscar mais alguns no Pacaembu.
Palmeiras sem mistérios
Kléber, no treino do PalmeirasKleber terá novamente Valdivia como parceiro mais
próximo no ataque (Foto: AE)
Luiz Felipe Scolari não criou um clima de mistério ou fez rodeios para falar sobre o Palmeiras que enfrentará o Cruzeiro. Depois de conquistar quatro pontos nos últimos dois jogos - venceu o Atlético-MG e empatou com o líder Fluminense - , o treinador do Alviverde confirmou que manterá o esquema com três zagueiros, além de continuar usando Valdivia mais próximo de Kleber, ao invés de apostar em uma dupla de atacantes natos.
- A ideia é manter porque deu resultado. Tivemos boa participação, sofrendo apenas um gol por jogo e a equipe, aos poucos, vai se aprimorando. Quando tiver mais confiança e tranquilidade para jogar em casa sem precisar dos pontos para uma situação, aí vamos ver se mudamos alguma coisa - disse o treinador.
Apesar de não ter um parceiro fixo ao seu lado no ataque, Kleber não se mostrou preocupado com a situação. Um dos destaques do time no 1 a 1 com o Fluminense, na última quarta-feira, no Maracanã, o camisa 30 afirmou que se sente confortável ao lado do chileno Valdivia por conhecê-lo da sua primeira passagem pelo Alviverde.
- Já nos conhecemos, sabemos das características de cada um e nos entendemos. Falta um pouco de ritmo ainda, pois ele ficou muito tempo parado. Mas nós vamos melhorar com o tempo. Daqui para frente, o entrosamento só vai crescer - avaliou o atacante.
Raposa deve ir no 4-4-2
Gil, CruzeiroGil retorna de suspensão pelo terceiro cartão
(Foto: Marco Antonio Astoni / Globoesporte.com)
O Cruzeiro deverá manter – contra o Palmeiras – o mesmo esquema da vitória sobre o Flamengo, por 1 a 0, em Uberlândia. O técnico Cuca comandou treinamento com a equipe titular no 4-4-2, usando Gil na zaga e Marquinhos Paraná no meio. O zagueiro retornará ao time após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Já o volante será mantido por causa do bom desempenho diante do rubro-negro carioca.

O treinador ainda aguardará até o último momento para saber se contará com o zagueiro Cláudio Caçapa. Como ele e o atacante Robert não realizaram nenhum treinamento após o jogo com o Flamengo, dificilmente terão condições.

Ainda existe a possibilidade de o zagueiro Léo, que estreou na última rodada, entrar na equipe, caso Cuca opte pelo sistema 3-5-2. O esquema foi utilizado nas últimas duas partidas fora de casa, no segundo tempo contra o São Paulo, no Morumbi, e diante do Vasco, em São Januário.

Nenhum comentário: