Time carioca e equipe mineira reduzem para quatro pontos a vantagem do líder Flu, derrotado pelo Atlético-GO. Corinthians também perde
A rodada #21 foi das estrelas. Botafogo e Cruzeiro venceram suas partidas e entraram firme na briga pelo título do Brasileirão. O time da estrela solitária e a equipe estrelada chegaram a 37 pontos e, com a derrota do Fluminense para o Atlético-GO, reduziram para quatro pontos a vantagem do líder. Mas não foi só: o vice-líder Corinthians também perdeu, por 1 a 0 para o Grêmio no Pacaembu, e permaneceu com 38 pontos. O Timão, porém, tem um jogo a menos, contra o Vasco, adiado no primeiro turno.
A vitória do time de Joel Santana sobre o São Paulo mostrou que se o Glorioso não tem um elenco estelar, pelo menos tem estrela. Antes do início do jogo, o treinador foi informado que não poderia contar com Herrera, vetado com uma lesão muscular. A dúvida sobre se Loco Abreu jogaria acabava ali, com ele sendo o único atacante do time, enquanto Renato Cajá era confirmado no meio. E quem fez o gol que abriu o caminho para a vitória? O uruguaio, que aproveitou o rebote em chute de Caio. Mais uma vez, Loco não comemorou.
Porém, dessa vez ele tinha um bom motivo: homenagear o zagueiro uruguaio Diego Rodríguez, que faleceu no sábado, dois dias após sofrer um grave acidente de carro. Edno, que entrou no primeiro tempo, no lugar de Marcelo Cordeiro, machucado, fechou o placar. Mas Joel Natalino, um homem que inegavelmente tem estrela, alertou: não quer estrelismo.
- Estamos sempre com aquela sandália (da humildade) e não podemos trocar por uma sapatilha. Sabemos que não conquistamos nada.
Ao tricolor paulista, que vinha de três vitórias seguidas, cabe retomar o rumo novamente. Com 28 pontos em nono, o G-4 está distante, mas não impossível.
Em Florianópolis, o Cruzeiro mostrou que pode contar com as estrelas de seu uniforme. Após abrir o placar com Roger, de pênalti, o time teve muita sorte ao ampliar. Já com um jogador a menos (Marquinhos Paraná foi expulso), o time fez 2 a 0 com Thiago Ribeiro. Ou melhor, para ser mais justo, fez 2 a 0 com a trave e as costas do goleiro Renan. A bola, após tocar no poste, voltou, bateu no arqueiro do time catarinense, já caído, e entrou mansamente. O afortunado Thiago Ribeiro não pôde ignorar a ajuda do destino.
- A bola já merecia ter entrado na primeira. Contei bastante com a sorte, a bola pegou no goleiro e entrou - disse.
Do lado avaiano, a coisa está feia. Tanto que nem o gol de honra de Laércio foi o destaque da equipe. O que mais chamou a atenção foi a reação de Antônio Lopes, na volta do intervalo, ao saber que havia sido expulso pelo árbitro André Luiz Castro.
- Você fica na sua. É sacanagem você me expulsar. É o cacete, eu tenho que passar por aqui - disse, ao responder o juiz, que justificara a exclusão do treinador por ele ter invadido o campo.
Tamanho nervosismo até se justifica: o Avaí está a ver estrelas. Há sete jogos sem vencer, permanece com 24 pontos em 14º, perto da zona de degola.
Grêmio, Guarani e Ceará também comemoram
Números da rodada
18 gols
43 cartões amarelos
3 cartões vermelhos
Mais três times têm motivos de sobra para comemorar: o Grêmio, que venceu o Corinthians por 1 a 0 dentro do Pacaembu, com um golaço de Douglas, foi aos 26 pontos e agora está em 12º, distanciando-se um pouco da zona vermelha. O Guarani foi o time que mais subiu na rodada após vencer o Atlético-PR por 1 a 0, em Campinas. O Bugre pulou três posições e foi para sétimo, com 29 pontos. O Ceará foi outro coadjuvante que dormiu um sono mais tranquilo de domingo para segunda. O Vozão derrotou o Santos por 2 a 1 no Castelão, foi a 28 pontos, na décima posição, e deu um chega pra lá no jejum de vitórias que já durava seis jogos.
Se nada fosse escrito sobre Palmeiras 0 x 0 Vasco, um ‘clássico jogo dos horrores’, talvez nenhum torcedor sentisse falta. Mas é importante reforçar que, de empate em empate, dois pontos são perdidos, e os dois times vão ficando ‘perdidos’ no meio da tabela, com forte tendência à desvalorização e queda. Enquanto o time de São Januário foi a 28 pontos, ficando na 11º colocação. O Verdão tem agora 26, em 13º, já ameaçado pela zona de rebaixamento.
Dentro do Z-4, os dois Atléticos, mineiro e goiano, deram um alento a seus torcedores ao vencerem na rodada. O Galo bateu o Grêmio Prudente por 1 a 0 com um gol de Obina no fim, em Sete Lagoas, foi a 21 pontos, na 17ª colocação. Os goianos, que bateram o líder, têm 20 e pularam para a 18ª posição. Ambos podem sair da zona de rebaixamento na próxima rodada, caso vençam Atlético-PR e Santos, respectivamente, e Flamengo e Vitória percam seus jogos.
O Prudente, próximo adversário do Fla, está na 19ª colocação, com 17 pontos e não parece ter forças para se recuperar. Já o lanterna Goiás, também com 17, tem melhorado e indica que, pelo menos pode ensaiar uma arrancada à superfície.
No sábado à noite, em Volta Redonda, o duelo dos desesperados rubro-negros. Os cariocas do Flamengo contra os baianos do Vitória. E foi emocionante até o fim, mais precisamente aos 45 minutos do segundo tempo, quando Kleberson, que havia feito dois gols e empatado o jogo em 2 a 2 aos 39, chutou com categoria uma bola no travessão e quase virou herói. Não virou, e o atual campeão brasileiro segue coladinho, em 16º, com uma das mãos dadas com a zona do rebaixamento, com 23 pontos. O Leão do Barradão tem 24, está em 15º, e aposta no técnico Toninho Cerezo, que deve ser apresentado nesta segunda, para evitar mais uma queda em sua história.
Na parte disciplinar, foram 43 amarelos e três vermelhos recebidos pelos jogadores dos 20 times. Em matéria de bola na rede, a Série A continua mal das pernas: no fim de semana foram marcados apenas 18 gols, média de 1,8 por jogo. Ainda foi melhor que a 11ª rodada, na qual apenas 16 gols foram marcados, mas não há motivo para empolgação. Entre os artilheiros, Washington, que fez o gol do Fluminense na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, em Goiânia, se juntou a Bruno César, do Corinthians, e Elias, do próprio time goiano, com nove.
Confira o pior e o melhor da 21ª rodada do Brasileirão
Confira o pior e o melhor da 21ª rodada do Brasileirão
Seleção da rodada: Victor (Grêmio) - 7,0, Fagner (Vasco) - 6,5, Rafael Marques (Grêmio) - 7,0, Anderson (Ceará) - 6,5 e Márcio Careca (Guarani) - 6,5; Fabrício (Cruzeiro) - 7,0, Kleberson (Flamengo) - 7,0, Douglas (Grêmio) - 7,5 e Geraldo (Ceará) - 7,0; Magno Alves (Ceará) - 7,5 e Thiago Ribeiro (Cruzeiro) - 7,0. Técnico: Cuca (Cruzeiro) - 7,5
Selebaba da rodada: Fernando Henrique (Fluminense), Moacir (Corinthians), Vilson (Grêmio), Anderson Luís (Grêmio Prudente) e Juan (Flamengo); Rafael Jataí (Atlético-MG), Marquinhos Paraná (Cruzeiro), Netinho (Atlético-PR) e Diego Souza (Atlético-MG); Rafael Martins (Grêmio Prudente) e Iarley (Corinthians). Técnico: Sergio Baresi (São Paulo)
O chilique da rodada: Antônio Lopes não se conteve durante o primeiro tempo da derrota do Avaí para o Cruzeiro e esbravejou tanto com o árbitro André Luiz Castro que, quando voltou do intervalo, acabou sendo expulso. Lógico, disse mais um monte para o juiz.
Golaço da rodada: Douglas calou o Pacaembu na noite de sábado. O seu lindo gol selou a vitória do Grêmio sobre o Corinthians por 1 a 0. O meia recebeu pela esquerda, avançou, colocou a bola entre as pernas de Paulo André e encheu a canhota, acertando o ângulo esquerdo de Júlio César.
Neymar da rodada: O garoto merece um selo com seu nome. Na derrota do Santos para o Ceará por 2 a 1, ele driblou, inventou, provocou, levou pancada...nada de novo. Mas vale a pena ver do que ele é capaz, para o bem e para o não tão bom.
Gol estranho da rodada: Thiago Ribeiro fez o segundo gol da vitória do Cruzeiro sobre o Avaí por 2 a 1, em Florianópolis. E foi num lance de pura sorte. O atacante puxou o contra-ataque, deu um corte na zaga e, da entrada da área, chutou na trave. Porém, a bola voltou nas costas de Renan e entrou.
Muralha da rodada: Olha o Grêmio aí de novo! Além do golaço de Douglas, o Tricolor gaúcho contou com Victor para bater o Timão em São Paulo. O goleirão fechou o gol e defendeu um pênalti cobrado por Iarley, jogando um balde de água fria na fiel torcida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário