sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Google está alimentando seus centros de dados com vento?

Como os planos de TI verde persistir até 2010, eu estou começando a receber perguntas de infra-estrutura de TI e profissionais de operações - especialmente os gerentes dos centros de dados - sobre o uso de fontes de energia limpa (eólica, por exemplo, energia solar, células de combustível, energia hidráulica) para a alimentação seu centro de dados instalações. Assim, quando o Google anunciou recentemente a compra de 114 megawatts de capacidade eólica de energia para os próximos 20 anos a partir de um parque eólico em Iowa, fiquei animado, esperançoso de um exemplo de credibilidade que eu poderia referir-se.

Mas como despeja Google não vai usar essa energia eólica para alimentar os seus centros de dados ... ainda. Mesmo que de acordo com a Google a capacidade eólica é suficiente para abastecer vários centros de dados, o seu vice-presidente sênior de operações, Urs Hoelzle, explica que, "Nós não podemos usar essa energia diretamente, por isso estamos revendê-lo de volta à grade no regional mercado à vista. "Confirmei isso em conversas electrónicas com dois outros membros da indústria, Martin LaMonica (CNET News) e Lora Kolodny (GreenTech), que também cobriu o anúncio.

E é lamentável, pois o Google de 600 milhões de centro de dados $ em Council Bluffs, Iowa, poderia provavelmente beneficiar mais verde e mais barato possível de energia eólica. Mas Iowa é um estado grande e é provável que a distribuição da energia eólica é um problema desde o Council Bluffs centro de dados parece ser bem mais de 100 quilômetros de distância de seus parques eólicos diversos municípios de distância.

A situação me leva de volta ao começo deste ano, quando o Google foi citada em 60 minutos para usar a célula de combustível Bloom Box para os seus centros de dados de energia. Após algumas investigações descobriu-se que não era realmente o caso. Segundo um porta-voz do Google, "Essas células de combustível não estão desligando-centros de dados do site qualquer ... Em vez disso, as células de combustível Bloom estão alimentando uma parcela de energia do Google necessidades em nossa sede aqui em Mountain View." E Forrester acredita que isto é para boa razão devido a problemas de uptime potencial e custos de energia mais elevados.

Então porque é que o data center mais atrasadas na sua utilização de energias mais limpas? Em conversas com os gerentes de data center e fornecedores de TI, eu descobri que ainda existe uma grande incerteza em torno de:

Uptime e resiliência: "O meu centro de dados das necessidades de energia 24 × 7x365, e não apenas quando o sol está brilhando ou o vento está soprando".
Retorno do investimento: "Eu pago US $ 0,06 por kilowatt / hora de carvão - solar seria três vezes maior que, além do investimento de capital das câmaras."
Prioridades: "Enquanto a redução dos custos de energia pode fazer sentido, meu SLAs não incluem qualquer coisa sobre o aumento do meu uso de energia renovável."
Há uma fresta de esperança, porém. Embora o uso de energias mais limpas tem sido lenta para pegar no centro de dados, existem vários exemplos do alto nível da sua aplicação no campus corporativo, arranha-céus, fábricas e lojas de varejo. No ano passado, da Forrester sobre TI verde TechRadar 1,0 tecnologias avaliou o uso de "tecnologias de energia limpa para alimentar a central de dados" e que os compradores e os vendedores eram igualmente confiante de que as horas extraordinárias de energia limpa vai oferecer significativa dos custos e benefícios ambientais a proprietários de centros de dados. Mas, tanto quanto eu posso ver, 2010 não vai ser o ano da descoberta.

* O Google Energy LLC é uma entidade formada em dezembro passado que permite que o Google de adquirir grandes quantidades de energia renovável através da participação no mercado grossista.

Nenhum comentário: